PROCESSOS DE INTERVENÇÃO ABA APLICADOS À DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA
TURMA II
Carga Horária
360h
Modalidade
A escolher
Duração
Previsto: 18 meses
INVESTIMENTO
R$ 398,00
Mensal (em 18 parcelas).
CONSULTAR DESCONTOS PARA VOCÊ
Modalidades: Formatos da Pós-graduação
. Online (ao vivo)
. Presencial
Público-alvo
Graduados nas áreas de psicologia, educação (especial e infantil), pedagogia, educação física, enfermagem, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, demais profissionais de saúde e áreas afins.
Área de atuação
Clínicas, Ambulatórios multidisciplinares, escolas, serviços de saúde e educação, famílias e sociedade em geral.
Objetivo
Especializar profissionais para atuarem nos processos de intervenção Análise do Comportamento Aplicada - ABA em indivíduos que apresentem algum déficit intelectual e TEA, com foco na mudança de comportamento e qualidade de vida, proporcionando uma visão ampla do processo envolvendo estratégias de compreensão e intervenção voltadas ao comportamento humano.
Sistema
Modular com Certificações Intermediárias (veja a matriz curricular).
Turmas
. (A): Aulas aos sábados, quinzenalmente. 8:00h às 17:30h;
. (B): Aulas às terças e quintas-feiras, quinzenalmente. 18:30h às 22:30h;
. Início: Imediato, mediante formação de turma.
Mestre em Química - UFG, Graduada em Química - UFU. Diretora Administrativa do Centro de Ensino Capacitare. Atuação na elaboração de projetos e Coordenação dos cursos de pós-graduação Lato Sensu: MBA em Gestão da Qualidade e Produtividade; Microbiologia Industrial; Microbiologia Clínica; Microbiologia aplicada: industrial e meio ambiente; Vigilância Sanitária e Assuntos Regulatórios com ênfase Industrial; Vigilância Sanitária em Serviços de Saúde, Farmacologia Clínica; Engenharia Cosmética; Engenharia Sanitária, Gestão e Tecnologia Ambiental; Atenção Multiprofissional em Oncologia: Tecnologia e Controle de Qualidade de Alimentos; Gestão, Garantia e Controle da Qualidade nas Indústrias, Gestão Ambiental, Eng. de Segurança do Trabalho. Elaboração dos projetos pedagógico dos cursos de graduação em Processos Químicos, Engenharia Química, Licenciatura em Química. Coordenou o Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos, Licenciatura em Química e Química Industrial. Possui experiência na área de Química atuando no ensino de química, educação profissional tecnológica, química orgânica e química ambiental.
CONHEÇA E APRENDA COM NOSSOS PRINCIPAIS DOCENTES!
Me. Cláudio Silva Campos - Coordenador
Graduado em Farmácia Bioquímica - modalidade Análises Clínicas, Especialista em Toxicologia , Hematologia , em Atenção Primária em Saúde e em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde, Mestrado em Saúde Coletiva e Doutorando em Medicina Tropical e Saúde Pública PPGMTSP/IPTSP/UFG. Tem experiência técnica e no magistério na área de Farmácia Bioquímica, com ênfase em Análises Clínicas e Toxicológicas e também em Gestão de Saúde Pública como Secretário Municipal de Saúde, Presidente da Comissão Intergestores Regional CIR - Pireneus, Vice-Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás - COSEMS-GO, Diretor Geral da Santa Casa de Misericórdia de Anápolis e Gerente Administrativo da APAE Anápolis. Possui formação em Coaching pela FEBRACIS.
Me. Gláucia Tomaz Marques Pereira
Currículo LATTES
Mestre em Educação Profissional e Tecnológica. Especialista em Intervenção ABA para Autismo e deficiência intelectual, Especialista em Neuropsicopedagogia e Psicomotricidade. Pós-graduada em Artes, graduada em Musicoterapia. Tem experiência na área de Artes e Saúde, com ênfase em Musicoterapia, Neurociência, Música e Regência Coral, atuando principalmente nos seguintes temas: musicoterapia, educação inclusiva, reabilitação cognitiva, música, regência coral, canto, ensino e musicografia.
Currículo LATTES
Me. Paulyane Cristine da Silva Oliveira
Mestre em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente. Especialista em Neuropsicologia pelo NEPNEURO - Núcleo de Ensino e Pesquisa em Neurociência. Pós graduada em Gestão de Pessoas. Graduada em Psicologia. Neuropsicóloga e Coordenadora do Serviço de Reabilitação Intelectual do Centro Especializado da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - Anápolis. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção comportamental e avaliações neuropsicológicas.
Currículo LATTES
Me. Myriam Christina Alves Rodrigues
Psicóloga clinica Comportamental-cognitiva, Mestre em Ciências do Comportamento e Especialista em Neuropsicologia
Currículo LATTES
Dra. Heren Nepomuceno Costa Paixão
Psicóloga, mestra e doutora em Psicologia. Pós-graduada em Gestão de Pessoas, Psicopedagogia Institucional e Psicologia Organizacional. Atua como consultora organizacional, orientadora profissional e de carreira, professora conteudista e revisora de conteúdo.
Currículo LATTES
Esp. Lilliã Pereira Duarte Campos
Possui graduação em Fonoaudiologia e Especialização em Educação Inclusiva. É fonoaudióloga - APAE/Anápolis. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em atendimento a pacientes com necessidades especiais e inclusão educacional. Formação no curso de tratamento neuroevolutivo-Conceito Bobath.
Currículo LATTES
Qual a estrutura do curso e por que tantos temas diferentes?
O curso organiza-se de forma a contemplar diversos ambientes e temas acerca do cuidado em saúde mental. Visa, portanto, habilitar o profissional a lidar com questões importantes e em diferentes contextos, com uma formação ampla e atenta aos desafios enfrentados na realidade dos serviços.
Como assim? Serão aulas, estágios e discussões clínicas no mesmo curso?
Sim. O curso foi cuidadosamente pensado em uma tripla frente: aulas teóricas, experiências práticas e espaços de discussão clínica, sendo cada um desses 3 pontos fundamentais, de forma que não é possível realizar a formação sem um desses eixos. Os espaços de discussão clínica servirão para que as práticas possam ser partilhadas e associadas à teoria abordada pelos docentes em sala de aula.
Como esses três espaços vão se dar na prática?
Sim. O curso foi cuidadosamente pensado em uma tripla frente: aulas teóricas, experiências práticas e espaços de discussão clínica, sendo cada um desses 3 pontos fundamentais, de forma que não é possível realizar a formação sem um desses eixos. Os espaços de discussão clínica servirão para que as práticas possam ser partilhadas e associadas à teoria abordada pelos docentes em sala de aula.
Qual o formato das aulas?
As aulas ocorrerão presencialmente aos sábados, das 13h às 18h, na sede da Capacitare em Anápolis/GO. Algumas destas aulas serão ministradas pelos professores em formato de videoconferência, mas elas acontecerão sempre ao vivo e serão acompanhadas pelos alunos presencialmente em nossa sede. O que mais queremos é estar com as pessoas e planejamos tudo de forma a priorizar o encontro.
Qual o valor?
Mensalidade: R$ 550,00 (desconto de 10% para pagamento até o dia 10 de cada mês, ficando em R$ 495,00)
Para acomodar a todos muito bem em nosso Alpendre, contaremos com um processo seletivo que tem como principal objetivo conhecer o percurso formativo e profissional de nossos alunos. Para isso, solicitamos o envio do Curriculum Vitae e uma Carta de Intenção. A ideia é que possamos aliar as expectativas para que seja uma experiência boa para todos.
Existe uma sequência específica nos módulos?
Sim. Iniciaremos o módulo 1 dedicando-nos aos conceitos introdutórios da clínica psicanalítica que subsidiarão todo o percurso. A partir dele, trabalharemos em como compreender e intervir em saúde mental em uma perspectiva psicanalítica em diferentes contextos: hospitais, CAPS, empresas, sistemas ambulatoriais etc. A ideia é que em cada módulo o aluno possa ter contato com docentes especialistas naquela área de atuação, com uma experiência prática em um campo relacionado ao tema abordado no módulo e espaços de discussão clínica sobre suas experiências.
Como me inscrever?
Mestre em Química - UFG, Graduada em Química - UFU. Diretora Administrativa do Centro de Ensino Capacitare. Atuação na elaboração de projetos e Coordenação dos cursos de pós-graduação Lato Sensu: MBA em Gestão da Qualidade e Produtividade; Microbiologia Industrial; Microbiologia Clínica; Microbiologia aplicada: industrial e meio ambiente; Vigilância Sanitária e Assuntos Regulatórios com ênfase Industrial; Vigilância Sanitária em Serviços de Saúde, Farmacologia Clínica; Engenharia Cosmética; Engenharia Sanitária, Gestão e Tecnologia Ambiental; Atenção Multiprofissional em Oncologia: Tecnologia e Controle de Qualidade de Alimentos; Gestão, Garantia e Controle da Qualidade nas Indústrias, Gestão Ambiental, Eng. de Segurança do Trabalho. Elaboração dos projetos pedagógico dos cursos de graduação em Processos Químicos, Engenharia Química, Licenciatura em Química. Coordenou o Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos, Licenciatura em Química e Química Industrial. Possui experiência na área de Química atuando no ensino de química, educação profissional tecnológica, química orgânica e química ambiental.